O termo “SSL” significa “Secure Sockets Layer” (camada de soquete seguro)
Um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor Web e um navegador Web.
É usada para descrever o mecanismo de criptografia criado para aumentar a segurança dos dados compartilhados pela web.
Com a instalação do Certificado SSL, a URL do seu site passa para o formato HTTPS e exibe o ícone de um cadeado verde para sinalizar que o site é seguro.
Assim que o cliente compra um produto em um e-commerce, por exemplo, o certificado SSL embaralha esses dados. E, então, só podem ser interpretados pelo servidor da loja virtual.
Está se perguntando para que serve o protocolo SSL?
O objetivo dele é garantir que apenas uma pessoa tenha acesso aos dados transmitidos por e-mail, páginas ou outros ambientes. Algo muito importante, já que cada informação trocada na internet passa por vários servidores antes de chegar ao destino.
O certificado SSL possibilita a transferência de dados sem que eles sejam descobertos por terceiros. Ou seja, adeus invasores!
Credibilidade
Um site que possui o certificado SSL já conta com grande credibilidade diante dos usuários e principalmente dos seus clientes. É possível identificá-los facilmente, já que possuem o “https” ao invés do “http” nos seus respectivos endereços no navegador.
Alta compatibilidade
Sites que possuem SSL têm compatibilidade com praticamente todos os navegadores possíveis, evitando que o usuário tenha problemas para acessar sua página.
Riscos de prejuízo minimizados
Atuar com e-commerce requer todo cuidado possível, já que constantemente haverá pessoas expondo dados para fechar compras. Oferecer segurança é garantir que essas informações jamais serão violadas, algo que evitará prejuízos em caso de roubo de dados e crimes digitais.
Como já foi citado anteriormente, o SSL significa Secure Socket Layer. Esse sistema assegura a troca de informações entre computadores de maneira segura. A sigla, então, disponibiliza três critérios ao usuário:
- privacidade contra hackers que possam tentar espionar os dados;
- integridade para evitar a falsificação de informações;
- autenticação que assegura a integridade da companhia detentora do certificado ssl.
O certificado ssl assegura muitos benefícios para a companhia:
- vantagem competitiva ao proteger os dados dos clientes;
- garantia aos usuários de que as informações não serão adulteradas;
- segurança com um sistema robusto de criptografia.
Quais são os principais tipos de certificados ssl?
Antes de escolher um certificado para a sua empresa, é importante conhecer as principais diferenças entre os modelos. Além disso, você precisa contar com o auxílio de uma autoridade certificadora para obter essa validação.
Validação de domínio
É o certificado mais amplamente utilizado. Apenas o domínio é verificado em um processo de e-mail. Em segundo plano, um e-mail é enviado para um endereço eletrônico administrativo para confirmar o pedido, portanto, ele verifica apenas se o solicitante também é o proprietário do domínio
Validação de organização
Dentre os tipos de certificados SSL, o referente a validação de organização também tem uma verificação de identidade. Na maioria dos casos, são preferidos dados como extrato de registro comercial, detalhes bancários ou contato telefônico, por exemplo. Essa variante é adequada principalmente para lojas da web, sites corporativos e webmails.
No momento da exibição, o nome da organização pode ser visualizado no certificado, os dados do endereço também são ajustados e podem ser verificados pelo expositor. Devido à verificação necessária, esses certificados têm um preço mais alto, mas a proteção também é maior, pois o visitante do site pode verificar a identidade da organização a que se está transmitindo dados.
Validação estendida
Finalmente, há a validação estendida. Esse certificado se difere exclusivamente das variantes anteriores, pois a linha de endereço é anotada no navegador com uma cor verde. A verificação ocorre como na validação da organização. No entanto, o organismo de certificação verifica adicionalmente a autorização do requerente.
Além do mais, uma criptografia de 256 bits é usada por padrão. O certificado ainda exibe o proprietário, nome de domínio, nome da empresa e local. Isso requer um teste de propriedade particularmente preciso, o processo de pedido é mais complexo e o produto mais caro. A vantagem é o destaque especial da criptografia no navegador e o maior detalhamento do proprietário do site.
Os principais motivos de ter um certificado SSL, estão:
- garante autenticidade: os visitantes podem se convencer da autenticidade da sua empresa, dando a eles um ambiente online confiável;
- impede o phishing: o certificado SSL mostra aos visitantes novos ou muito cautelosos que o seu site não é falso;
- fortalece sua marca: a validação avançada leva sua marca a um alto nível na presença online;
- eleva classificação nos motores de busca: melhores resultados de pesquisa levam a mais visitantes ao seu site e a mais interações e compras.
Agora que você já sabe a importância de ter um SSL chegou a hora de contratar um site com a Help que já está disponível com esse certificado.
Entre em contato e saiba mais .
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)