O que é StoryTelling? Como funciona? e como usar no seu negócio?

StoryTelling: O que é? Como funciona? e como usar nos negócios?

 
Storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, usando palavras e recursos audiovisuais; descubra como seu negócio pode aproveitá-la!
 

O que é storytelling

O início do fim e o recomeço do storytelling - B! Storytelling
Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência na TV, no marketing e na publicidade.
 

Elementos do Storytelling

A sustentação do Storytelling é fundamentado por 3 elementos, que precisam estar sempre conectados, são eles:

  1. Técnicas Narrativas: nesta etapa, são definidos os caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo;
  2. Conteúdo Narrativo: parte mais conhecida e explorada do Storytelling, é o que dá vida à técnica;
  3. Fluidez: para uma história ser consistente, ela precisa ser contínua. Não busca ser interruptiva, mas sim criar experiências e momentos que aproximam suas audiênciaAs 4 formas para começar um bom Storytelling nos negócios

 

Formas de estruturar histórias.

Storytelling: O que é, Para que serve e Como fazer | Workana

1. Product Placement

Incluir nas narrativas histórias que sejam relacionadas ao uso de seu produto ou ao propósito da marca.

2. Narratologia

Desenvolver uma história para explicar o motivo pelo qual a empresa (ou produto) é a solução ou uma referência de mercado.

3. Personalidade de Marca

Usar arquétipos (modelos mentais) que posicionam a sua marca na cabeça de seus clientes.

4. Cultura Pop

Absorver as referências da cultura pop para trabalhar e relacioná-las ao seu produto ou empresa.
Analisando a melhor estrutura para focar o brainstorming, decidiu-se que o mais assertivo seria trazer algum elemento da cultura pop ao público alvo para acionar gatilhos específicos. O resultado você confere abaixo:

Conteúdos Orbitais

Quando se fala sobre esse tipo de camada orbital, entende-se que são os níveis em que você pode relacionar a imagem de sua marca ou produto.
Para trabalhar com camadas, basta imaginar os universos em que você está inserido. O primeiro universo é seu próprio produto e na sequência vem o seu segmento.
Depois dessas duas primeiras camadas, tem-se os hábitos de quem usa, o contexto em que este produto está inserido e os valores que a marca passa.
 

E como escolher a melhor forma de conteúdo?

Por que investir em storytelling é um diferencial para os negócios
Os principais tipos de conteúdos para motivar o engajamento de sua audiência servem para agilizar na tomada de decisão e aumentar os resultados. Os principais tipos de conteúdo são:

1. Informativo

É aquele que agrega valor a partir de conhecimento. Ele é produzido para auxiliar aquele prospect que está querendo saber mais sobre o seu produto.
Trabalhe com dicas, hacks e recomendações de uso. Dedique-se para ensinar esse potencial cliente. Por que não colocar um vídeo na home de seu site explicando seus serviços e mostrando cases, por exemplo?

2.Serviço

São conteúdos que servem para ajudar sua audiência. A lógica por trás do conteúdo de serviço é simplificar a vida das pessoas, resolver algum problema ou até mesmo a economizar tempo.

3. Comunicação

Trabalhar com essa vertente é bem simples: desenvolva ações que acolham as pessoas e gere comunicação espontânea. Ela também dá margem para estimular influenciadores e aproximar interesses em comum.

4 .Entretenimento

Nesse caso o obejtivo é promover experiências à audiência. Experiência é uma trend que irá durar por muito tempo. Então, é bom investir em conteúdos que tenham significado e tragam momentos marcantes para quem interage.
E sempre se deve tomar muito cuidado para os conteúdos não parecerem forçados ou interruptivos. Precisam ser desenvolvidos de forma minuciosa, pois as audiências estão cada vez mais exigentes.
 

Storytelling na prática

 

1. Na produção de conteúdo

Antes de produzir conteúdo é essencial que saiba quem você quer atingir com aquilo. Defina também qual será o tom de voz utilizado.
Caso tenha dificuldades de encaixar metáforas e histórias no meio do conteúdo, sugiro que você escreva o texto inteiro, cru, para depois incluir formas que facilitem o entendimento.
Acima de tudo, use a criatividade. Produza conteúdo diferente e não importe se existem diversos artigos sobre esse tema.
 

2. Nas vendas

Para tratar de vendas é necessários seguir 4 pontos fundamentais:

  • Tempo:  É muito importante saber o tempo certo para levar uma mensagem, sem que seja algo cansativo para você e para o cliente.
  • Conhecer o assunto: Quando se trata de vendas é essencial saber do que está falando, ter todos os conhecimentos traz uma confiança que facilita a venda.
  • Ambiente e interesse: Quantas pessoas estarão do outro lado? Quem eles são? Qual o nível de importância na empresa? Estarão vendo o seu serviço como a última salvação para a crise ou são um case de sucesso na sua área?
  • Objetivo: Qual é o objetivo desse processo, em geral? Existe um funil definido para facilitar as reuniões de vendas consultivas?

 

3. Na consultoria

Um consultor é um facilitador. Senão não seria consultor. Ele tem o dever de retirar pedras do caminho, remover montanhas e alcançar os objetivos esperados.
Quando se é um consultor é importante ter um discurso adaptado a realidade dos clientes.
E você, consultor? Dentre o escopo de trabalho qual é o tema que os clientes mais sentem dificuldade em entender?
Por exemplo: se você vai explicar o que é a Jornada de Compra do cliente, que tal contar uma história? Isso facilitaria na compreensão sobre o assunto, já que a explicação seria de uma forma mais simplificada
O Storytelling para consultorias pode ser acompanhado de situações humanas e seus sentimentos. Isso facilita o entendimento.
Del Storytelling al Storydoing: El contenido es el rey
Importante lembrar que o storytelling, em quaisquer das áreas, nunca pode gerar uma perda de tempo do cliente. O tempo é sagrado. Não abuse da duração do Storytelling, mas saiba encaixá-lo da melhor maneira possível.
 

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