Sustentabilidade empresarial está sendo cada vez mais adotada no período pós-pandêmico
A sustentabilidade empresarial é o principal tema do cenário pós-covid. A preocupação com o meio ambiente entre as empresas no Brasil e no mundo tem aumentado e refletido iniciativas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental causado pela poluição.
Devido ao lockdown (confinamento social) vivenciado nesses últimos meses, alguns estudos apontaram que a diminuição da poluição foi drástica, principalmente nos grandes centros urbanos.
O tema “sustentabilidade” já vinha crescendo há anos, agora a tendência é que venha ser ainda mais forte.
Diante de um cenário em constante mudança, a indústria se vê desafiada a adaptações rápidas e inovadoras, voltadas para um mercado com consumidores mais conscientes e preocupados com o meio ambiente.
Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, 85% dos brasileiros considera a proteção do meio ambiente como uma prioridade. É nítido que a pandemia trouxe à tona algo que já sabemos há algum tempo: a sustentabilidade empresarial não é apenas uma mera tendência, é uma necessidade. As empresas precisarão adotar processos para contribuir positivamente com todos os elos da sustentabilidade (ambiental, social e econômico).
Agora será necessário um novo desenho de processos e entrega de valor para a sociedade, afinal, 85% dos brasileiros desejam ver a proteção do meio ambiente como prioridade na retomada..
Essa preocupação com o meio ambiente, vem sendo espalhado pelo mundo todo, com pequenas atitudes e mudanças no dia a dia.
Um estudo mostra que entre 2019 e 2020 houve um aumento de 11% no número de pessoas na América Latina que aderiram às sacolas reutilizáveis. Outros 5% evitaram usar plástico e 9% pararam de comprar bebidas em embalagens plásticas.
A adoção de práticas sustentáveis pelas empresas para garantir que o ambiente seja protegido e ir além do que as leis exigem pode trazer benefícios para os negócios.
Além de gerar um apelo social muito positivo, as empresas perceberam que agir de forma social e ambientalmente responsável é mais do que apenas um dever legal: afeta positivamente os lucros e o sucesso dos negócios em longo prazo.
Exemplos de empresas sustentáveis
Atualmente, muitas empresas têm se conscientizado sobre a importância da sustentabilidade nos negócios, portanto, já existem diversos exemplos de empresas sustentáveis no Brasil e no mundo.
Então, separamos algumas delas como exemplo.
Ambev
A Cervejaria Ambev, uma das principais produtoras de bebidas do Brasil, garante que, até o ano de 2023, 1/3 dos caminhões que distribuem seus produtos será elétrico, sendo 1.600 dos 4.800 que já circulam normalmente. Isso significa que os caminhões, por serem elétricos, não utilizarão, como combustível, o diesel, nem emitirão gases de efeito estufa ou partículas de poluentes, ajudando na preservação do meio ambiente
Ekofootprint
Para diminuir o descarte de papel, a gráfica Ekofootprint criou uma alternativa, utilizando máquinas que realizam a impressão de papel com cera, de maneira mais sustentável. Esse papel é composto pela base do bagaço da cana-de-açúcar, gastando apenas 4 cartuchos e imprimindo 50 mil folhas, ao contrário da tinta comum, que consome 12 cartuchos e imprime apenas 35 mil folhas.
Natura
Em 30º lugar no ranking mundial de empresas mais sustentáveis, a Natura, empresa brasileira de cosméticos, já realiza ações de uso sustentável de recursos naturais da Amazônia, portanto, 80% dos seus produtos são de origem vegetal.
Além disso, a empresa desenvolve e substitui substâncias usadas em seus produtos, como o polietileno convencional por polietileno verde, que é composto por cana-de-açúcar, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais.
Em 2017, a linha “Ekos” foi distribuída em embalagens reaproveitadas de 6 milhões de garrafas PET e cerca de 48 mil toneladas de papel, produzindo, assim, um menor volume de plástico.
Beyond Meat
Beyond Meat é uma foodtech americana que está entre as empresas sustentáveis do ramo da alimentação. A sua iniciativa consiste em produzir alimentos para indivíduos com dietas veganas, introduzindo almôndegas e hambúrgueres, com proteína vegetal.
Dessa forma, ela reduz o impacto nas mudanças climáticas, melhora a saúde dos seres humanos e garante o bem-estar animal. Atualmente, é uma das maiores empresas do segmento, com capital aberto na NASDAQ.
No Carbon
A empresa do ramo de laticínios orgânicos adota práticas para reduzir a emissão de carbono do leite, e todas as emissões que não podem ser evitadas são compensadas com plantios de florestas nativas na na região. Com sua produção atual, a NoCarbon planta mais de 9.000 arvores anualmente.
O selo de orgânico garante que produção é orgânica, livre de pesticidas e fertilizantes químicos, nutrindo o solo e promovendo a agricultura regenerativa. As vacas são alimentadas com dietas saudáveis e orgânica, além de não serem utilizados hormônios na produção
Ademais, a empresa possui o selo eureciclo, que garante que a marca investe no desenvolvimento da cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental das embalagens.
Patagonia
A marca de roupas para atividades ao ar livre estadunidense Patagonia, é tida como a mais sustentável do setor esportivo. As suas boas práticas acontecem há mais de 20 anos.
Isso porque 1% da sua receita é direcionada a organizações ambientais. Elas promovem oficinas onde é possível aprender a consertar suas próprias roupas, promovendo o slow fashion.
Outra iniciativa sustentável, consiste em não ter mais emissões de dióxido de carbono até 2025. A empresa também trabalha com 100% de energia renovável nos Estados Unidos.
A companhia preveniu que 35 toneladas de plástico fossem descartadas no oceano, transformando redes de pecas em chapéus de brim. Além de tudo isso, a empresa possui diversas outras iniciativas sustentáveis como investimentos para melhorar a qualidade do solo, reduzir emissão de gases, trabalhar com ”Fair Trade”, entre outros.
Como sua empresa pode contribuir
Para uma empresa ser considerada um exemplo em sustentabilidade ambiental é necessário apresentar medidas voltadas para três dimensões: ambiental, econômica e social.
A adoção de estratégias sustentáveis simples têm o poder de diminuir custos, reduzir riscos, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos e gerar receitas.
Por isso, esse deve ser o objetivo de qualquer negócio minimamente antenado às tendências mundiais atuais. Atitudes e mudanças simples podem ser implantadas agora, sem grandes custos.
Entre as principais medidas, destacam-se:
-
Investimento em programas de reciclagem;
-
Redução das emissões de resíduos sólidos;
-
Consumo consciente de água e energia;
-
Uso de energias renováveis como a energia eólica e a solar;
-
Investimento em responsabilidade social e cumprimento das leis trabalhistas.
A sustentabilidade empresarial é quase uma obrigação das empresas que desejam se destacar no mercado cada vez mais competitivo e, possuir ações sustentáveis resulta na melhoria da imagem das empresas, no aumento da competitividade e no crescimento de rentabilidade, já que há considerável redução de custos de produção.
A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações adotadas por companhias com o objetivo de operar de maneira mais consciente. São negócios que levam em sua essência, metas sustentáveis e socialmente responsáveis, aliadas às melhorias da sociedade e de acordo com o cenário corporativo em que estão inseridas.
Alguns dos benefícios da sustentabilidade empresarial são: crescimento consciente, melhoria na relação com o consumidor, abordagem socioecológica, vantagem competitiva, redução de custos, incentivo à inovação e colaboração para redução de impactos e mudanças climáticas.
Os exemplos de empresas sustentáveis citados mostram como é possível promover boas práticas sociais e ambientais e mesmo assim continuar lucrando. Uma forma de tornar os negócios mais sustentáveis, como visto, é com inovação.
À medida que esses cenários serão reproduzidos na próxima década, as empresas provavelmente também se tornarão mais responsáveis, adotando abordagens proativas relacionadas aos dilemas não-sustentáveis que afetam o planeta.
O pensamento sobre “resolver rapidamente um problema” será deixado de lado. Esse é o momento em que as indústrias passam a investir em ações efetivas a longo prazo e não provisórias.
Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br
Whatsapp: Ana Paula Mota
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)
Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial Sustentabilidade empresarial